sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Estilos musicais, lição I: o Power Metal

O Denes e o Pablo me incomodam por não postar nada no blog, então eu pensei 'porra eu gosto de falar de música, então vou falar sobre uns estilos =D'. E assim será.

Hoje vamos aprender um pouco sobre esse estilo musical cheio das voz fininha, dragão, cavaleiro e todas essas porras nerds, o Power Metal.

1 - Como começou

O dito 'power metal' nada mais é do que uma variação do heavy metal tradicional, mas mais focado em temas épicos (eufemismo para nerdice).

manowar-1-1.jpg image by Iszdope
Manowar e toda a sua viadagem característica do Power Metal.

A primeira banda reconhecida de power metal da história é o Helloween, formada em meados dos anos 80. E o álbum-chave para a criação do power metal, na verdade são dois álbuns: O Keeper of the Seven Keys I e II. Álbuns excelentes, diga-se de passagem.

Os manolos do Heloween. O do meio parece a Naiara (quem souber de qm tou falando vai entender) xD.


2 - Características

O Power Metal tem umas peculiaridades básicas em relação à música. Por ser baseado no heavy metal, ele carrega muito das suas características, mas agrega coisas próprias. Se liguem na lista abaixo:

a) Vocal agudo ou grave, mas nunca gutural: isso é uma regra principal do power metal: tem que ter agudos altíssimos ou graves rasgados... que se misturam com agudos. Isso também é uma das coisas chupinhadas do heavy metal, afinal o rei dos agudos finos se chama King Diamond.

b) Riffs melódicos: power metal que é power metal tem que ter aqueles riffs melosos que nem pote de mel. Aquela melodia açucarada que te faz cantar ou que no mínimo não sai da tua cabeça, sacas? Então, power metal tem muito dessas viadagens. Isso não é do heavy metal (embora também tenha), mas parece ser mais herança do hard rock glam, que é mais ou menos da mesma época.

c) Bateria rápida: bateristas de power metal são rápidos, muito rápidos. Eu sempre imaginei um teste de baterista de banda de power metal, deve ser algo com um cronômetro.

d) Temas de fantasia: outra coisa que não pode faltar no power metal, é as letras de fantasia. Eu digo fantasia no sentido mais infantil da coisa. Sabe aqueles filmes de idade média de criança, que resgata a princesa no topo do castelo e mata o dragão? Então, isso é a principal fonte de letras do Rhapsody of Fire.

Manolos do Rhapsody of Fire mostrando toda a sua viadagem.


5 - Principais bandas

Para terminar esse pequeno artigo sobre o power metal, vou citar algumas das principais bandas do gênero, caso você se interesse:

Helloween
Gamma Ray
Blind Guardian
Hammerfall
Stratovarius
Sonata Arctica
Angra
Shaman
Freedom Call
Edguy
Dragonforce
Kamelot
Savatage
Galnerus

Tem muitas outras, mas essas são suficientes para você se aventurar no estilo.
Bom, fico por aqui. Na próxima lição... não sei ainda, mas vai ser algo bem mais cabra macho do que power metal.

o/

0 comentários: