sábado, 3 de abril de 2010

Estilos musicais, lição II: o Thrash Metal

Continuando a série sobre estilos musicais, hoje vou tratar de um estilo bem peculiar, tanto amado quanto odiado: o thrash metal.

Antes de começar, é THRASH ('chicoteada', ou seja, algo rápido), e não TRASH (lixo). Ok, vamos começar.

1 - Como começou:

O thrash metal é uma mistura de heavy e speed metal, e ainda tem toques de punk rock. É complicado dizer a primeira banda de thrash, alguns dizem que é o Metal Church, outros dizem que foi o Judas Priest, outros o Motorhead... mas uma coisa certa a se dizer é que o primeiro album (e eu digo album, não EP) lançado foi o do Metallica, o clássico debut Kill 'em All.

Kill'em All. Capa sutil, mostrando o conteúdo gracioso e fofo do álbum.

Capa de trás do Kill 'em All. Note a agressividade dos manolos do Metallica. Principalmente o Lars, eu atravessaria para o outro lado da rua se o visse.

Apesar da dificuldade de identificar quem começou, é simples dizer onde começou: São Francisco, na Bay Area. Mas mais ou menos na mesma época, bandas como o Destruction já iniciavam a banguear, na Alemanha. Como podem ver, é um movimento bem generalizado.

A partir do lançamento do album do Metallica, o genero começou a ficar bem popular, outras bandas surgiram.

É de consenso geral que existe 4 bandas principais no movimento, o chamado Big Four: Metallica, Megadeth, Anthrax e Slayer. Não necessariamente nessa ordem.

O thrash metal foi perdendo popularidade conforme a década de 80 ia terminando. Foi perdendo espaço para o glam rock e posteriormente para o grunge e alternative rock. Isso foi um dos motivos que a segunda leva de bandas de thrash (Forbidden, Vio-Lence, entre outras) não alcançaram o sucesso das bandas da primeira leva.

Galerë malvada do Exodus mostrando toda sua malvadeza.


O movimento foi bom no Brasil também, com focos legais em Minas e SP. Das brasileiras, dá pra destacar o Dorsal Atlantica, Sepultura, e mais recentemente, Violator. São ótimas bandas.

Típicos thrashbangers.

2 - Características

1) Bateria rápida. Muito rápida. Sempre com pedais duplos. Se não tiver pedal duplo e fazer papapapapap apapapapapapapap rtpapppttpapatrpap não é thrash metal.

2) Riffs em powerchord, e paletadas em tremolo. Tem que ser pesado, tem que ser rápido. Se não guenta vai tomá leitinho com bolacha.

3) Thrash se resume a 2 guitarra, baixo bateria e vocal. Qualquer coisa além disso é viadage. Teclado? Não no meu thrash.

4) Vocal rasgado, não gutural, apenas rasgado. Tem que ser audível, mas não pode ser algo frescurento.

5) O tema das músicas é variado, isso muda de acordo com a banda. O Metallica geralmente fala de como a vida é uma merda e eles se sentem mal, e de como nada tende a melhorar. O Megadeth geralmente fala de como o governo americano é um monte de bosta e que a política é uma merda. O Slayer fica falando do Diabo e de como o Diabo é foda e de como o Diabo é diabólido e o caralho a quatro. Entendem? Não há algo a seguir.

6) O nome da banda é muito importante. Tem que ser algo imponente (e sempre cliclé). E algo que demonstre malvadeza. Destruction e Annihilator são bons exemplos.

5 - Principais bandas

Segue uma listinha das bandas de thrash que servem de base.

Metallica
Megadeth
Slayer
Anthrax
Exodus
Overkill
Kreator
Tankard
Vio-lence
Forbidden
Annihilator
Destruction
Whiplash
Violator
Testament
Municipal Waste

Acho que tá bom, vá na wiki e procure mais, seu preguiçoso.
É isso, tou com preguiça de escrever hahahahahaha
Até a próxima. o/

0 comentários: