Amigos e amigas do Estrábicos, primeiramente perdão por ter abandonado as postagens (como se alguém se importasse). Eu andava meio ocupado com a vida e... mentira, eu tava com uma puta preguiça mesmo. Mas vocês estavam em boas mãos, do Denis, do Pablo e dessa mina nova que tá postando ae... pensando bem vocês não estavam.
Eu sei que vocês sentiam falta dos meus comentários precisos e abalisados sobre música, então é por isso e pq o Pablo tá me cobrando pra caralho que eu poste, que eu vou continuar a nossa série sobre estilos musicais. O Denis fez o favor de ajudar, valeu tetudo.
O estilo musical de hoje é o talvez amado, talvez odiado, mas com certeza incompreendido pela maioria. O estilo musical que ajuda pessoas com insônia. O estilo musical que permite pessoas exibidas colocar todo o seu potencial de punhetagem musical em prática. Sim, o rock progressivo.
Como sempre, vou dar um panorama por cima, de modo despretencioso, pulando um monte de coisas e chegano nos finalmente com algumas bandas de recomendação.
1 - Como começou:
O berço do rock progressivo, assim como do futebol, dos Beatles e do chá da tarde, é a Inglaterra.
No meio pro fim da década de 60, estava muito em voga tanto o rock que viria a se considerar 'classic rock' em nowdays, como Beatles, Doors, Kinks, quanto o rock psicodélico regado com bom LSD.
Esses dois estilos acabaram por incorporar alguns elementos de música clássica e folclórica, penso eu que como sendo uma evolução sonora. Coloque no balaio os próprios Beatles e Doors, Cream, Pink Floyd (naquela época uma bandinha de rock psicodélico liderada pelo gênio incompreendido Syd Barret), o The Who com suas óperas rock, o Led Zeppelin, etc etc etc.
Isso viria a ser a fonte bebida pelas primeiras bandas de rock progressivo. Não dá pra afirmar com certeza, mas a banda que mesclou todos esses elementos já citados e fez algo diferente, foi o King Crimson.
Tiozinhos do King Crimson. Ao centro, o líder da banda, Robert Fripp.
O King Crimson, cara, foi considerado uma verdadeira megalomania musical, pela mistura de rock com elementos de música clássica, viradas de tempo, riffs grudentos e todas essas coisas que fazem os proggers paudurecerem.
Além do KC, outras bandas ajudaram a formar o que viria a ser considerado o rock progressivo clássico: Yes, Jethro Tull, Pink Floyd (já sem Barret e com Gilmour), Supertramp, Rush, Gentle Giant, só pra citar alguns medalhões. Se nunca ouviu falar na maioria dessas bandas, vá trocar umas idéias com o teu coroa, é provavel que o coroa dele tenha ouvido e trocado uma idéia com ele sobre elas, pq o teu pai tb n deve ter ouvido essas bandas na época.
Rush. Quando mais braços um instrumento tiver, mais prog a banda é.
Outra coisa que fez o rock progressivo bombar foi a decadência do movimento hippie. Sabe, o mundo não é paz e amor. O mundo não é bonito. As pessoas não são boas e não será flores que vão salvar nosso planetinha. O rock progressivo se deu licensa para tratar desses temas mais nefastos.
Yes. Ah sim, esse visual era o último grito na época.
2 - Características
a) Músicas longas pra cacete. Se você acha que Borbulhas de Amor do Fagner demora tempo demais pra acabar, é pq não ouviu os 42 minutos de Thick as a Brick, do Jethro Tull.
b) Megalomania musical. Eu tenho a ligeira impressão de que os proggers se achavam pra caralho. Não bastava fazer um riff, tinha que colocar instrumentos pra caralho, viradas de tempo, vocalizações, mudanças bruscas. Inclusão de trechos de musica clássica.
c) Solos. De todos os instrumentos. Se possível mais de uma vez. Se possível, mais de 3 vezes.
d) Letras despretenciosas. Sabe, o mundo não é paz e amor. O mundo é guerra, violência. Mas também tem lugar pra ciência, ficção, Star Wars, Star Trek. Entendeu? Exatamente.
e) Conceitualidade. A modinha era fazer um álbum em que o tema girasse dentro de todas as músicas, de modo que todas formassem uma história. ISSO é uma das coisas mais legais do prog. Exemplos: A Passion Play, do Jethro Tull, Animals e The Wall, do Pink Floyd.
f) Arte final. O prog rock é tão trabalhado que até as capas são bem feitas. Dá pra contar nos dedos as capas de álbuns feias do prog rock.
Misplaced Childhood, gravado em 1985 pelo Marillion. Capinha fofa né? :3
3 - Divisão do rock progressivo ou qualquer porra desse tipo
a) Fase clássica (anos 70): a fase da criação da porra toda, onde as maiores bandas do estilo nasceram e fizeram sucesso
b) Fase da decadência (anos 80): no final da década de 70 nasceu um estilo musical que é basicamente o OPOSTO do que o prog rock era, que era o punk rock, que pregava um minimalismo, um faça você mesmo. Ele nasceu justamente pelos excessos do prog. E com a popularidade do punk, o prog começou a perder espaço. E, como também acontece hj em dia, as bandas se adequam ao que faz sucesso. Bandas como Rush, Jethro Tull, Pink Floyd, Yes, começaram a fazer um som mais acessível, por assim dizer. Leia-se: tocar nas rádios. Músicas curtas, refrões fáceis de aprender, melosidade, etc. Algumas bandas conseguiram sucesso, como o Rush, outras quase entraram em colapso, como o Jethro Tull.
Ao mesmo tempo, algumas bandas realmente competentes misturavam o prog com elementos mais acessíveis, fazendo um trabalho bem interessante, como o Marillion.
c) Fase do sei lá que porra (anos 90 em diante): o punk e o new wave (derivado mais aviadado do punk) igualmente entraram em colapso. Em contrapartida, o metchal que havia se criado paralelamente ao rock, começou a incorporar elementos mais complexos nas músicas, etc. Sim, nascia o metal progressivo, pelo Dream... não. Por bandas como Queensrÿche e Fates Warning, combinando peso com técnica apurada. Nos anos seguintes, nasceram bandas como o Dream Theater (agora sim), Pain of Salvation, entre outras.
Pink Floyd. Cacete, como o Roger Waters é feio.
4 - Principais bandas
Rush
Yes
Jethro Tull
Pink Floyd
Genesis
King Crimson
Magma
Asia
Emerson, Lake & Palmer
Os Mutantes (sim, foram prog)
Bacamarte
Casa das Máquinas
Museo Rosenbach
Semiramis
Entre outras.
----------------------
É isso, espero que tenham gostado e aprendido alguma coisa. Se ofendi alguém, foda-se não foi minha intenção mas também vá se foder, se você gostou bate palminha, se não gostou enfia o dedo na própria bunda e gira.
Beijomeliga.
1 comentários:
Discordo, muitas musicas progressivas eram simplistas e com poucos instrumentos, até curtas. O único obvetivo do progressivo era explorar diferentes ambientes na música e fazer dela o mais artístico possivel, sem nenhuma regra...
Daih que vem outra caracterista de muitas bandas de progressivo, é uma soar completamente diferente da outra.
Postar um comentário